Capa do livro

Capa do livro

quarta-feira, 12 de março de 2014

Vamos torcer.

Folha de São Paulo
QUARTA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2014
Aposentados da Varig esperam decisão do STF
DE SÃO PAULO

Aposentados e pensionistas do Aerus, fundo de pensão da Varig e da Transbrasil, fizeram ontem protesto em São Paulo para chamar a atenção para o julgamento da ação de defasagem tarifária movida pela Varig. O julgamento está previsto para hoje no STF (Supremo Tribunal Federal).

A ação tramita há 20 anos e envolve valores de R$ 4 bilhões, no cálculo do governo, a R$ 7 bilhões, segundo entidades que representam os aposentados.

O processo discute se a União deve ou não indenizar a Varig por causa do congelamento de tarifas, consequência do Plano Cruzado. A Varig venceu a ação em segunda instância antes de entrar em recuperação judicial, em 2006. A União entrou com recurso em 2007, que tramita desde então.

O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, deve apresentar seu voto em relação ao recurso. Em maio de 2013, ele pediu vistas após a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, dar voto favorável à Varig.

"A vitória pode ajudar em parte a indenizar 10 mil aposentados que contribuíram com o fundo, mas recebem de 8% a 10% do valor que deveriam", diz Lourival Honorato, da comissão de aposentados. "As cruzes do protesto representam os 950 colegas da Varig que já morreram sem ver seus direitos assegurados." 
(CR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário