Capa do livro

Capa do livro

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Relato que me transportou para as nuvens


Não sei nem por onde começar. Somente posso dizer que este livro é, sem sombra de dúvida, algo inédito pra mim. Quantas histórias lindas, como essas ainda vagam por aí na cabeça de nossos amigos que por anos levaram no peito o orgulho de voar numa companhia símbolo nacional? Talvez muitas.  Só posso agradecer à Comissária de voo Cláudia por esta maravilhosa edição.
Com este livro tive a oportunidade de pelo menos imaginar o que foi o “Ouro” da aviação brasileira. De modo algum venho criticar o trabalho dos colegas nos dias de hoje, mas tenho também um profundo respeito e admiração extrema  por aqueles que por anos levaram o nome do nosso país para o mundo e acabaram por ajudar o Brasil à ser um pouco melhor, mesmo diante de tantas injustiças e falta de vergonha dos governantes.  Devemos isso, acima de tudo, aos funcionários de várias empresas:TransBrasil, VASP, entre outras. Mas creio que nenhuma outra foi tão importante quanto a VARIG. Não quero que este texto se torne algo saudosista, mas não há como não olhar para trás e esquecer o que se passou.  Cresci apaixonado pela VARIG. Sempre que ia à CGH, o que mais almejava era ver a decolagem dos queridos Boeing 737-200, ou breguinhas simplesmente.  Quando eu via que vinha um 737-300 eu simplesmente não dava muita bola.  O tempo foi passando, e eu passeipara a minha adolescência e fase adulta admirando muito ainda a VARIG, mesmo diante de todos os problemas externados ao povo brasileiro em geral. Nunca imaginei que isso fosse se acabar tão brevemente. 
Esse livro deveria ser não somente algo que fosse partilhado entre nós, que admiramos e temos consciência do valor de cada funcionário que por lá passou, mas também deveria ser de leitura obrigatória para aqueles que hoje ingressam na profissão de comissário de voo. Não que seja uma questão de glamour, mas sim uma questão de cultura, de conhecer aquilo que foi e que ainda é a Aviação Brasileira, tendo em vista que muitos de nossos colegas oriundos da pioneira continuam em atividade regular dentro das poucas companhias do nosso cenário aéreo nacional.
Obrigado Cláudia, por ter tido a sensibilidade e o carinho de nos contar sua trajetória pessoal e profissional.
Um beijo grande.
Alvaro Netto.

3 comentários:

  1. Excelente livro "Estrela Brasileria", rico em informações, nos transporta para uma época chamada "anos dourados". Um passeio sobre a aviação brasileira, fruto de vivência pessoal e pesquisa (com informações detalhadas). Parabéms Claudia!

    ResponderExcluir