Capa do livro

Capa do livro

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Superação


DA ÁGUA PARA O VINHO
No desastre da Serra do Mar, a serra virou mar...  Mar de lama, corpos, desabrigados e carros amontoados.
Naquele 12 de janeiro, o Rio de Janeiro assistiu estarrecido o pior deslizamento da história do país. A combinação de fortes chuvas com condições geológicas características da região, aliadas a ocupação irregular, provocou uma verdadeira tsunami, levando na sua cauda árvores e pedras. As casas viraram móbiles ao sabor do desvario da natureza. Dezenas de pessoas foram carregadas nos ombros do barro pavoroso. Mortos multiplicavam-se. A desgraça não dava trégua, desfazendo famílias, casas e sonhos.
Eu não conseguia sair de casa. Sofria as dores dos habitantes a cada take televisivo. Mas uma cena em especial tirou-me o fôlego: - a Pousada Tambo Los Incas fora arrasada, tendo as águas alcançado o teto do estabelecimento. Estabelecimento? Não, não pode ser classificada desse modo. O lugar era um pedaço do paraíso. A construção rústica, aliada ao conforto do moderno, foi a antiga Fazenda Santo Antônio da Providência e guardava a história da origem da pousada, como consta no antigo site: - A idéia que deu origem ao Tambo Los Incas começou a se delinear no inicio da década de 1980, quando o seu fundador, Zizinho Leite Garcia, retornou de uma estadia em Lima, no Peru. Apaixonado pela cultura inca, Zizinho conseguiu trazer na mala do seu Chevrolet, em 3 longas viagens, uma pequena, mas expressiva, coleção de cerâmicas pré-colombianas ou huacos – hoje expostas na sala principal da pousada. Deu à sua pousada o nome de Tambo que, na língua quéchua, falada pelos antigos incas, significa um pouso para o descanso, uma cabana com água e comida em abundância.”  Eu estive lá várias vezes e a paixão pelo lugar, atendimento, quartos com móveis originais de época, adega e restaurante de tirar o chapéu e deixar a baba escorrer, davam-me a certeza que o “conjunto da obra” pertencia ao gênero estupendo. O vigia conseguiu safar-se a tempo, mas o que ali estava de material virou maçaroca indescritível. Não sobrou garrafa de vinho sobre pedra, móveis sobre barro, gansos sobre lama, tocheiros sobre água. O paraíso ganhara ares de inferno. E meus fins de semana mais pobres.


O tempo passou, mas jamais a lembrança do lugar. Insistente que sou, resolvi neste domingo verificar se a Pousada havia reaberto. Subi a serra e em pouco tempo já estava no Vale do Cuiabá. A poucos metros da pousada uma casa/restaurante chamou-me a atenção. Linda e amarela entre os ciprestes. Continuei. A visão do lugar devastado mordeu de jeito a beirada da alma. Agora, só as fotografias tiradas em minhas idas àquele lugar poderiam preencher o vazio. Só restara a entrada de pedra. Ali, dei meia volta com o carro. O estômago já roncava e o olhar comprido para o que vira antes na estrada me fez estacionar em frente ao Restaurante 2 Vales, aquele da casa amarela.
Meu pé parou quando a porta do lugar foi aberta. Deslumbrante! Não tive dúvida em dizer ao maitre que estava à procura de um bom restaurante. Ele sorriu, simplesmente. Escolhida a mesa, ele trouxe o cardápio e a carta de vinhos. Abri o primeiro e choquei. Nele constava a história do restaurante. Pasme. A equipe do lugar é composta pelos antigos funcionários do Tambo Los Incas, que se reuniram após a tragédia para dar continuidade àquilo que sabiam fazer: - atender com sofisticação e brindar os clientes com produtos de qualidade.
A determinação, coragem em enfrentar desafios, capacidade de trabalhar harmoniosamente em equipe foram recompensadas pelos clientes assíduos como o arquiteto e decorador de interiores Chicô Gouveia, que os brindou com uma decoração original e elegante.
O lugar é dos deuses e a equipe composta por Wellington, André, Angelo, Sergio, Marilene, Rita e Regina merecem um lugar ao sol de Itaipava. E eu fins de semana inesquecíveis. E não a toa o restaurante localiza-se no Vale da Boa Esperança.







                               
2 Vales Restaurante & Deli
Estrada Ministro Salgado Filho, nº 255 – Vale da Boa Esperança – Petrópolis
(24)2222-0753

Nenhum comentário:

Postar um comentário