Capa do livro

Capa do livro

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Leitor Eduardo Braun e seu relato


Estimada Claudia, boa noite!

Desde o lançamento do teu livro, eu estava doido para o ler...
O fato de minha esposa estar fazendo um concurso público na PUC de Porto Alegre, acabei dando um pulinho no Bourboun Country, na livraria Cultura, para dar uma olhada nos livros...E me lembrei do ESTRELA...

Te digo que no dia em que comprei o livro, já li quase metade dele. Uma leitura agradabilíssima, o livro parece um poema do inicio ao fim...Li e reli várias partes e concluí hoje a leitura do mesmo...A forma como você escreve, "linkando" os acontecimentos históricos, a história da Varig e o cotidiano do dia a dia, leva-nos a uma viagem muito bacana pelo tempo em que os céus eram mais bonitos, cortados pelos jatos de nossa pioneira...

Sou engenheiro de produção, aficionado por aviação, desde os tempos de guri. Tempos em que fazia meu pai me levar de Novo Hamburgo a Porto Alegre para ficar tardes pendurado na sacada do Velho Salgado Filho, olhando os lindíssimos DC-10, 737, 727, entre outros pousarem no chão Porto Alegrense com a sua reluzente pintura da Pioneira...Me orgulhava de ver nos monitores do aeroporto quase só voos RG...

Meu primeiro voo, foi a bordo de um 737-300 da Varig...Eu tinha 15 anos (agora tenho 32, kkkkkkk) e nunca mais vou me esquecer do voo que saiu de BSB com escala em CWB chegando a POA, no fim de minhas férias na casa de meu tio...A limpeza irretocável do Boeing, as casinhas pequeninas passando lentamente na janela, um serviço de bordo maravilhoso, comida excelente...Nossa, esse foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Hoje, meu trabalho exige que eu viaje muito, ande muito de avião, te asseguro que já andei como todas as companhias aéreas brasileiras, e algumas da América Latina, mas nunca mais tivemos a honra de ser servidos por uma companhia aérea como a Varig. Eu cheguei a pegar a faze ruim da Varig, tinham inclusive alguns voos nos tempos das incertezas. Mas sempre preferi andar nas asas da nossa querida Varig, que além de tudo, levava o nome do Rio Grande no nome... A Varig era linda de se ver. Tudo funcionava, o serviço impecável, gente educada, fina, cortês e disposta a fazer a diferença. Fazer cada PAX se sentir único e cada voo ser realmente um evento memorável na vida das pessoas. Agora no Brasil, temos exemplos péssimos, aviões apertados, sujos, tripulantes mal educados, serviço de terra sofrível, desrespeito e tem companhia aérea que tem até a bandeira do Brasil costurada de cabeça para baixo nos uniformes...um absurdo! Os últimos suspiros da nossa Varig, te asseguro, fazem parte dos dias mais tristes da minha vida. A propaganda dos 78 anos, narrada pelo Hugo Carvana, é uma triste e melancólica despedida. Tu não sabe da minha alegria estes dias em voar num avião da Gol logotipado com Varig. Mesmo não tendo nada a ver com aquela companhia aérea que tanto amamos, só o fato do avião estar assim caracterizado, já me fez viajar no tempo e buscar no "hd" um monte de boas recordações...

Meu trabalho, na área comercial de uma cia. multinacional de origem Italiana, me fez ter muita identificação com muito do que você escreve...estar na veia servir, se tornar seletivo com o atendimento prestado à gente, por enxergar as coisas que jamais faríamos aos nossos clientes...

Bem Claudia, trago o contexto acima, por que sou realmente apaixonado por aviação... Minha esposa me pega de vez em quando pendurado na internet, olhando os vídeos das propagandas da nossa Varig, lendo blogs revendo todo o tipo de reportagem sobre a aviação. Teu livro é uma obra prima, um retrato perfeito e muito bonito desta época onde a aviação causava emoção nas pessoas...Gostaria de deixar registrado aqui que a tua obra, é fantástica no sentido de registrar e trazer muitas curiosidades, que ficarão eternizadas nas páginas do Estrela Brasileira. 

O meu objetivo com esta mensagem é agradecer pela prazerosa leitura, dizer-lhe o quanto é importante este registro histórico, é transmitir a você o desejo de todo o sucesso do mundo com seu livro, muita felicidade e que não pare de lutar pelos direitos que lhe são devidos. Espero de coração, que você e os inúmeros funcionários da Pioneira tenham um dia o que merecem.

E uma coisa mais: saibam que vocês são realmente verdadeiros embaixadores do Brasil e representantes da história da aviação brasileira, que o trabalho de gente como vocês, já deu muito orgulho a população brasileira e com certeza, será sempre lembrado e guardado nos nossos sonhos e corações!!!

Novamente meus PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!

Um forte abraço e saiba que tens um (mais um!) fã depois da leitura do teu livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


2 comentários:

  1. Que relato emocionante para nós tripulantes dessa que foi e sempre será a maior empresa do Brasil.Ver nosso trabalho reconhecido pelos antigos passageiros nos da muita satisfação.
    Claudia obrigado por ter feito esse livro,só assim teremos certeza de que nossa história e da Varig jamais será apagada.
    Um grande beijo,
    do amigo Aloysio Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloysio,
      Eu que devo agradecer a oportunidade de conhecer colegas queridos como você. Foi essa convivência com pessoas especiais que me inspirou a escrever o Estrela.
      Com certeza, é um prazer enorme receber relatos como o do Eduardo, mostra-nos o quanto a Varig e nós, seus funcionários, marcamos a história brasileira.
      Beijos

      Excluir