Capa do livro

Capa do livro

domingo, 21 de agosto de 2011

Comentário de Arnaldo Caron


Desculpe-me a franqueza, mas nunca tinha me aborrecido ao ler um livro, como tenho me aborrecido ao ler o seu ESTRELA BRASILEIRA.
Sim...! Aborreço-me por ter que interromper a leitura para atender meus compromissos profissionais, pois estou palpitando, entrelaçado e embevecido como Você transcreve com habilidade fora do comum, naturalmente por ser efetivamente um "SER ILUMINADO" de mente e alma, pelo CRIADOR.
Estou no finalzinho (e agora até não queria que acabasse) e só posso agradecer ao BINA pelo maravilhoso presente, seu livro! "Aviação é um tema fascinante, mas que eu teria mais em comum com a escritora", no que acertou na mosca, pois seus relatos entraram em meu âmago.
Eu tenho uma namorada, MARISE, há 57 anos, e agora em Setembro, faremos 55 de casados. Aliás, tenho uma certa dívida com a VARIG, pois, graças à iluminação de balizamento com lampiões à querosene, efetuada pela Cia.da pista em Paranaguá onde operavam noturno com DC-3, vindo à noite do Rio, e tendo fechado Curitiba, teria que alternar Florianópolis ou São Paulo, porém, como estava ativado o balizamento em Paranaguá, optei em pousar lá. Era festa de N. Sra. do Rocio, padroeira da cidade. Já na praça, após jantar, encontrei um amigo morador de lá que me deu um convite para um baile, fui, tirei uma moreninha pra dançar...e estou dançando até hoje...!!! Isto foi em novembro de 1954.
Seu livro é transcendental ! Além das entranhas do atendimento aos passageiros, as citações geográficas e históricas de diversas partes do Mundo, passa para uma análise esclarecedora da política nacional e internacional da Aviação como um todo e as conseqüências que afetaram a saúde da VARIG e conseqüentemente, sua morte lamentável.
É um tratado de uma realidade e que deveria ser - seu livro- inserido nas faculdades de administração, economia e comércio exterior, além do mercado interno. Sua capacidade narrativa de fácil e agradável absorção, é incomum. Monteiro Lobato e Jorge Amado...iriam adorar, além de Raquel de Queirós e Roberto Campos, ferino nas análises e com profundo conhecimento de economia empresarial. Comtes. Bittar, Santi ; Volpini, O´Ney, Mancuso, Ruhl (citado no livro), meus conhecidos. O Fernando Pinto, conheci como Dir. Técnico da Rio-Sul. Almocei no Rio com o presidente - não lembro o nome - e ele, e tornamo-nos amigos. Ele inclusive voava ultra-leve. Estivemos juntos em Orly, lá por 1993 e depois falamo-nos por telefone quando na presidência da Varig.
Tive maiores contatos com a cúpula da VARIG, por ter sido um dos pioneiros em Agenciamento de Carga Aérea nacional e internacional, inclusive tendo conseguido, após muita briga, introduzir aqui no Brasil a Carga Consolidada Internacional antes, e após, a doméstica. . Briguei muito com o João Luiz B. Souza, diretor de cargas que depois foi gerenciar Tókio. Tive algum contato com o Sergio Prates e antes com o Erik de Carvalho, Hélio Shimidt e Rubell Thomas, desde que ele era assistente do Hélio. Tem muita gente que a gente não lembra.
Após terminar o livro, farei algum comentário objetivo, mas posso adiantar que me surpreendeu positivamente, pelo "pout-porri" dos assuntos e a riqueza de detalhes que seu conhecimento lúcido e técnico demonstrou, além de uma filosofia e postura de Vida ética e elevada. Estivemos 5 dias em Hong Kong e um dia em Macau. Voamos São Paulo, Johannesburg- Bangkok no 747-400 e de lá fomos para Singapore, onde ficamos 8 dias em uma reunião de agencias carga aérea internacional. A volta foi ao inverso. Quem sabe até tenha voado com você. Ainda bem que sou bem casado e apaixonado por MARISE, porque senão me apaixonaria pelas duas CLAUDIAS maravilhosas, AMIZADE que quero preservar, pois isto sim é um tesouro. Com todo o respeito, permita-me, como colegas aeronautas, ao dar meu BOA NOITE, em uma gélida Curitiba, agora, 17;55, está 4º C e um céu azul, anoitecendo, enviar-lhe caloroso abraço e beijo carinhoso.

Arnaldo Caron.
P.S. - Seu Livro me fez Feliz e estou aprendendo muito e conhecendo um lado da Vida e da Aviação, que ignorava. Muito Obrigado. MARISE me vê tão empolgado lendo seu livro, que também quer ler assim que eu acabar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário